top

A DOUTRINA



O CRISTO VERBO MODELO

Em Deus não há filho especial, ninguém é produto do acaso e tudo é regido por leis fundamentais e inamovíveis!

Cristo é Grau, não é nome, portanto, é IMPESSOAL. Jesus representou o Grau Crístico diante do mundo, para revelar o MODELO, o Grau que todos devem atingir.

O Cristo, como indivíduo, é um filho de Deus como os demais, que se elevou à Sagrada Finalidade, fazendo a evolução normal, isto é, cedendo ao Processo Evolutivo, através dos mundos e das vidas, portanto implicitamente sujeito às condições que os fatores circunstanciais jamais deixam de impor.

Cada centelha de Deus tem em si mesma, em potencial, a Verdade e a Virtude; cada uma deve a si mesma o trabalho de manifestação ou desabrochamento; e no Espaço e no Tempo, através dos mundos e das vidas, enfrentando condições e situações, terá mesmo que desabrochar, até atingir o Grau Crístico. Este Grau é o Libertador, porque significa vencer a Lei das reencarnações obrigatórias. E foi por isso, falando desse Grau, que Jesus afirmou que era o Caminho, a Verdade e a Vida! Isto é, a Síntese Geral perfeitamente revelada.

Como Verbo Exemplar, Alfa e Ômega, ou representando tudo que deriva do Princípio e a Ele deve retornar, como Espírito e Verdade, Jesus é o Exemplo de Comportamento, de sujeição às Leis Divinas, para mais depressa retornar ao Seio Divino, como Uno Total.

Ficar com Jesus é ficar com a Lei de Deus; ficar com a Lei é ficar com a Moral, o Amor e a Revelação; ficar com a Revelação é aprender a importância do Saber e da Virtude; viver o Saber e a Virtude é fazer a cristificação própria.

QUAL O SIGNIFICADO DO VERBO MODELO

Nenhum Vulto Iniciático foi prometido como Ele. Ninguém foi tão esperado. Ninguém foi anunciado como Ele, na hora de encarnar. Como foi anunciado, não nasceu de homem e passou pelo Mundo com os Dons do Espírito Santo, SEM MEDIDA. Produziu grandiosos feitos mediúnicos ou em virtude dos Dons do Espírito Santo. Prometeu não ficar e não ficou no túmulo. Apresentou a Ressurreição e o Glorioso Pentecostes, a generalização da Revelação. Mandou entregar o Apocalipse, o Livro dos Fatos Porvindouros. Depois que Ele passou, como foi dito que aconteceria, carradas de pedradas contraditórias, de corrupções e blasfêmias, inundaram o Mundo... em Seu Nome!...

Saber o que é a Doutrina do Caminho, que é de Deus, que Ele apenas transmitiu, sem saber o que Ele representou e representa, é IMPOSSÍVEL!...Porque Ele representa a Lei vivida, o Espírito e a Matéria derivando de Deus e retornando a Deus, e os Dons do Espírito Santo cultivados e generalizados, com esplendorosa grandeza. Ele não veio fundar religião alguma, porque simplesmente veio, como Alfa e Ômega, VIVER O PROGRAMA DIVINO. Leia cada um o que abaixo vai escrito, para saber como agir, ou se livrar de muitíssimas porcarias, de encarnados e desencarnados. Porque a Lei que Ele viveu, a Realidade que Ele representou e representa, e os Dons do Espírito Santo, que Ele tão divinamente cultivou e generalizou, não dependem de homens, encarnados ou desencarnados. Mesmo porque, ninguém irá trazer outra Lei de Deus, não virá outro Verbo Exemplar, nem ninguém irá fabricar outros Dons do Espírito Santo.

1. Por que, era de antes de haver Mundo?
Em primeiro lugar, o Espírito é mais do que a Matéria, no Plano chamado Relativo, erradamente chamado Criação, porque a realidade é EMANAÇÃO DO PRÓPRIO PRINCÍPIO, OU DEUS, OU PAI DIVINO. Como poderia ser emanado junto com o Mundo, que começa na Luz Divina, por adensamento dela e dos demais elementos seguintes, Aquele que foi comandante das Legiões Espirituais, que agiram para haver o adensamento dos elementos, e posteriormente foram ativando leis e elementos como ainda ativam, no Planeta e na Humanidade? Não deveria ser de antes e com os méritos hierárquicos intrínsecos? E não teria de agir, através de escalões, compostos de agentes de variantes níveis, em hierarquia e competências científicas, técnicas e intelectuais?

2. Por que, foi profetizado muitos séculos antes de encarnar?
Em primeiro lugar importa considerar o Ministério da Revelação, da Graça Consoladora, que embora funcionando nas Doutrinas Secretas, ou nos Oráculos, em caráter esotérico, nunca deixou de ser e funcionar. A seguir, entenda-se que há UM PROGRAMA DIVINO em marcha, uma realidade Bíblico-Profética, um seguimento, e que a Administração Planetária jamais deixou de assinalar essa realidade aos filhos de Deus.

3. Por que, na hora de encarnar, foi anunciado pelo Anjo ou Mensageiro Gabriel?
Mais uma vez funcionando, como toda a Bíblia registra, a Revelação, a comunicabilidade dos Anjos ou Espíritos Mensageiros. E com mais razão, por ser hora histórica da encarnação do Verbo Construtor, que acumularia a de Verbo Exemplar e, também, de Derramador do Espírito de Dons e Sinais sobre toda a carne, como estava prometido no Velho Testamento, e como o Livro dos Atos registra o cumprimento.

4. Por que, foi prometido e aconteceu, de não nascer de homem?
Um motivo é ser o Espírito de antes do corpo; outro, de vir o Verbo com os Dons do Espírito Santo SEM MEDIDA; outro, para dar testemunho dos PODERES DOS DONS DO ESPÍRITO SANTO; outro, foi o de marcar TEMPO E ACONTECIMENTOS EXCEPCIONAIS NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE. Afinal, a Lei Moral já havia vindo pela Revelação, e com o Seu nascimento, por via dos Dons do Espírito Santo, vinha o Verbo Exemplar, representando o Espírito e a Matéria, que, tendo ORIGEM EM DEUS, OU PRINCÍPIO, a Ele retornam como ESPÍRITO E VERDADE. É normal, nos Verbos Exemplares, assim nascerem e deixarem túmulos vazios.

5. Por que, um Profeta afirmou que seria O ALVO DA CONTRADIÇÃO HUMANA?
Quem quiser encontrará fácil, carradas de pedradas contraditórias, e, DESGRAÇADAMENTE, cada pedrada, petulante, arrogante e blasfema, pretendendo ostentar carradas de justificativas. Observem, só no campo dito mediúnico, quanta porcaria vive pretendendo EXPLICAR JESUS!... Se nem do indivíduo Jesus sabem coisas respeitáveis tais apedrejadores, como pretendem saber o que representa O VERBO EXEMPLAR?!...

6. Por que, obrou grandiosos feitos mediúnicos?
Além de fatores de somenos importância, no cômputo hierárquico-doutrinário, foi a INFUSÃO DE DOIS FATORES FUNDAMENTAIS INAMOVÍVEIS - TER OS DONS SEM MEDIDA E TER AS LEGIÕES ANGÉLICAS AGINDO OU SUBINDO E DESCENDO SOBRE ELE. E não vinha Ele cumprir a Promessa da Generalização da Revelação? Para que existe o Livro dos Atos dos Apóstolos?
7. Por que prometeu não ficar, e não ficou, no túmulo?
Um dos motivos tem fundamento no fato de ser Verbo Exemplar, representando o Espírito e a Matéria que, tendo ORIGEM NO PRINCÍPIO OU DEUS, A ELE RETORNARÃO COMO ESPÍRITO E VERDADE. Quem sabe que o Espírito e a Matéria, dos filhos de Deus, são de antes do Mundo e marcham, no Espaço e no Tempo, para o pós-Mundo, deve meditar sobre o fato. Nada foi nem é POR ACASO, NO PROGRAMA DIVINO E NAS VERDADES BÍBLICO-PROFÉTICAS. Restam outros motivos menores, porém é fácil entender que, havendo intervenção dos Dons do Espírito Santo ou Mediunidades, e das Legiões Angélicas, e do Determinismo Divino, nenhum fenômeno é IMPOSSÍVEL.

8. Qual a significação da Ressurreição?
O Verbo Modelar e Modelador, também qualificado Alfa e Ômega, ou Origem e Finalidade, representa tudo, o Espírito e a Matéria, que, tendo nascimento em Deus, ou no Princípio Onipresente, Nele movimentam e Nele atingem a Sagrada Finalidade, que é RETORNAR A ELE COMO ESPÍRITO E VERDADE. Cumpre entender que até a Crucificação tudo foram preparativos e promessas, constituindo a Ressurreição o testemunho de todos os motivos iniciáticos, apresentando-se o Espírito e a Matéria, ou a chamada Criação, no seu apogeu realizador, na sua finalidade colimada, ou nos seus objetivos atingidos, como prêmio final pelas tarefas desempenhadas. A Ressurreição é VITÓRIA TOTAL, É DIVINIZAÇÃO COLIMADA, É SANTIFICAÇÃO GERAL.

9. Qual o POR QUÊ do Pentecostes?
Os três Fatores Fundamentais da Doutrina do Caminho são - A LEI MORAL, O VERBO EXEMPLAR e OS DONS DO ESPÍRITO SANTO. Cumpre à Revelação, que tem por veículo os Dons do Espírito Santo ou Mediunidades, dar testemunho da Lei e do Verbo Modelo, que são as DUAS TESTEMUNHAS DE DEUS, FIÉIS E VERDADEIRAS, como registra o Apocalipse, cap. 11. Espírito Santo não é terça parte de Deus, nem símbolo dos bons espíritos, nem espírito comunicante. Confundir, entre os Dons do Espírito Santo, ou Mediunidades, ou Carismas, com os agentes comunicantes, espíritos ou anjos, melhores ou piores, é ridículo e muito prejudicial. Estudem os textos sobre os Dons Espirituais, do Velho Testamento ao Apocalipse, e com respeito informem sobre isso aos filhos de Deus, porque todo e qualquer erro contra a Graça que veicula a Revelação, muito caro virá a custar.

10. Qual a significação do Apocalipse ou Livro da Revelação?
Com a presença na carne, ou no Mundo, do Verbo Construtor Planetário, para viver a condição de Verbo Exemplar, representando o Espírito e a Matéria, que derivam do Princípio ou Deus e retornam a Deus, ou Princípio, como ESPÍRITO E VERDADE, também fica no Mundo o Livro que aponta para o Porvir, advertindo contra corrupções, pedradas contraditórias, desvios e abominações, porém também apontando para os tempos e os acontecimentos restauradores. Ignorar o Apocalipse é o mesmo que ignorar todas as VERDADES BÍBLICO-PROFÉTICAS. Entretanto, como a VERDADE é acima de ignorantismos humanos, ou de hipocrisias humanas, que importam os esfarrapados palpites humanos? Deixarão de se dar os fatos apocalípticos, por causa das estupidezas humanas?

Fonte:
POLIDORO, Osvaldo; Evangelho Eterno e Orações Prodigiosas, págs 23, 59 a 63.
________________; A Volta de Jesus Cristo, págs 116, 127 e 204.
________________; O Novo Testamento dos Espíritas, pág 207.
________________; A Bíblia dos Espíritas, pág 66.


Home |  Divinismo |  Doutrina |  Orações |  Livros |  Downloads |  Cursos |  Vídeos |  Cadastro |  FAQ |  Contato 

Copyright © 2000 / 2011 - Divinismo.org